Embaixada de Portugal na Coreia do Sul

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

embaixadorGostaria de saudar e dar as boas vindas ao sítio da Embaixada de Portugal em Seul, República da Coreia.

É para mim uma grande honra desempenhar as funções de Embaixador de Portugal na República da Coreia, um país com quem temos uma relação longa e privilegiada de há mais de quatro séculos, com muito antigas referências à Coreia registadas não só na cartografia portuguesa dos descobrimentos assim como nos textos da época, especialmente os dos padres jesuítas portugueses. De acordo com as referências e relatos de fontes portuguesas e coreanas, os primeiros portugueses a chegarem à Coreia terão desembarcado no país entre meados do século XVI e princípios do século XVII. Neste contexto, o primeiro europeu na Coreia terá sido um mercador português de nome João de Mendes, em 1604, e já no mapa do cartógrafo português Manuel Godinho de 1615, o mar a leste da Península Coreana é designado “Mar Coria”.

No relacionamento mais recente, os dois países comemoraram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas em 16 abril de 2011. É função e responsabilidade desta Embaixada continuar a promover mais e melhor conhecimento e cooperação entre os dois países, para o que conta com a contribuição de todos os que por qualquer razão da sua vida, pessoal ou profissional, participam no relacionamento entre os dois países. A nossa missão continua a ser honrar, preservar, cultivar e desenvolver essa relação de séculos.

Procuraremos que este espaço seja útil, atrativo e dinâmico a todos os utilizadores, para os que procuram informação sobre Portugal ou para os que procuram comunicar connosco, informar-se sobre as atividades que desenvolvemos e os serviços que prestamos nas mais diversas áreas da administração.

Queremos que seja um espaço de promoção, informação, divulgação e, aproximação entre cidadãos, empresas e instituições dos dois países, ao serviço de portugueses e coreanos. Enviem-nos os vossos pontos de vista, comentários e sugestões, seja pelo contacto direto seja através do endereço de correio eletrónico.

 

Manuel Gonçalves de Jesus

Embaixador de Portugal em Seul